Plano de Revitalização do Conselho Escolar
“Se tudo o que agente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”
Paulo Freire
Justificativa
Os conselhos Escolares são órgãos colegiados compostos por representantes das comunidades escolar e local, que tem como atribuição delibera sobre questões político-pedagógica, administrativas, financeiras, no âmbito da escola. Cabe aos conselhos, também, analisar as ações a empreender e os meios a utilizar para o cumprimento das finalidades da escola. Eles representam as comunidades escolares e locais, atuando em conjunto e definindo caminhos para tomar as deliberações que são de sua responsabilidade. Representam assim, um lugar de participação e decisão, um espaço de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participação social e promovendo a gestão democrática. São, enfim, uma instância de discussão acompanhamento e deliberação, na qual se busca incentivar uma cultura democrática, substituindo a cultura pela cultura participativa e cidadã.
O Conselho Escolar tem papel decisivo na democratização da educação e da escola, pois é importante na mobilização da educação dos diversos segmentos da comunidade escolar (diretores, pais, professores, funcionários e alunos) e também representantes da comunidade local; ele é essencial para discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola.
Analisando o Conselho da Escola, percebeu-se que o mesmo não se reúne com periodicidade, necessitando assim de ações que levem os conselheiros e toda comunidade escolar a vê-lo por uma nova perspectiva, despertando em cada um a motivação e o censo crítico necessário ao fortalecimento do conselho.
Objetivo Geral
Revitalizar o Conselho Escolar para que ele possa dar uma importante contribuição ao cumprir sua função de instância de democratização da educação e da construção da cidadania.
C R O N O G R A M A | ||
AÇÕES | Período de Realizações | |
Início | Término | |
· Revitalizar o Conselho Escolar | Fevereiro/2011 | Fevereiro/2011 |
· Realizar assembléia para apresentação de todos os membros do Conselho Escolar; | Fevereiro/2011 | Fevereiro/2011 |
· Reunião do conselho para elaboração do calendário , ações pedagógicas e mudanças no estatuto com relação as aulas vagas para 2011 | Fevereiro/2011 | Fevereiro/2011 |
· Reunir com os membros do Conselho para discutir a importância e as atribuições de cada um dentro do conselho; | Março/2011 | Março/2011 |
· Mobilizar a comunidade escolar através de encontros segmentados para conscientizá-los da importância do Conselho para a Unidade Escolar; | Abril/2011 | Abril/2011 |
· Promover relações de cooperação e intercâmbio com outros Conselhos Escolares. | Abril/2011 | Dezembro/2011 |
Relatos
Durante as reuniões realizadas com os pais, os mesmos apresentaram propostas para melhoria do ensino -aprendizagem, tais como: Maior entrosamento entre pais e membros do colegiado escolar, mudança no estatuto com relação a aulas vagas, participação do colegiado no conselho de classe. Foi sugerido fazer um encontro com todos os segmentos para traçarem ações e metas para 2011.