Projeto O Sentido da Vida
'O Sentido da Vida é saber se o possivel e concreto, que se deve fazer sobre questionamento sobre a natureza da vida, sua finalidade ou não, em particular para cada pessoa. Ela demarca então a "interpretação do relacionamento entre o ser humano e seu mundo" (P. Tiedemann).
O projeto surgiu na Escola Municipal Senador Antônio Carlos Magalhães devido às mudanças comportamentais dos jovens no contexto social atual e o que eles apresentam em assuntos relacionados à sexualidade e drogas, bem como uma reflexão sobre o momento em que estamos vivendo, tempo este que se torna confuso a perspectiva para o futuro.
Vive-se hoje um período de mudança de época em que a teologia rainha das ciências perde espaço para a ciência da atualidade a física, em outras palavras o que no período medieval se baseava na fé, na contemplação das verdades reveladas, hoje a modernidade busca a compreensão e transformação mecânica deste mundo prevalecendo assim à razão. Desta maneira surge então a seguinte indagação: “Qual a característica da modernidade”. A luz de René, Decartes e a física de Newton permanecem claro que a razão é capaz de decifrar os enigmas do conhecimento criando assim uma ciência da desencantação, decomposição e fragmentação a qual nenhum indivíduo escapa.
É sabido que as várias mudanças na contemporaneidade afetam as quatro grandes instituições na qual a sociedade é formada, família, igreja, escola e Estado. Nesse contexto a gestão e docentes desta Unidade de Ensino preocupados convivência dos alunos dentro e fora da escola, pois uma das mais tristes conseqüências da modernidade ocidental é sem duvida, o desencantamento do mundo. O afastamento dos seres humanos da natureza, a destruição dos mitos mais significativos da cultura, a perda do sentimento do pertencimento, a ansiedade pelo consumo, a visão materialista e razão enlouquecida: o empobrecimento dos laços afetivos corrompidos pelo individualismo: a mercantilização da arte; a derrota da ética pelo pragmatismo irresponsável e a perda das utopias- revelam o atual momento deste mundo desencantado. Um sentido para a vida nos leva a repensar sobre esse processo caótico interposto pela modernidade e a necessidade de se reacender a subjetividade humana e seus valores.
Projeto Itinerante com Enfoque na Cultura Afro Brasileira
A Escola ACM busca sempre com os projetos a valorização do ser humano, a ampliação do seu nível intelectual através da produção do conhecimento significativo para formar cidadãos responsáveis, cooperativos, criativos, conscientes e comprometidos com ações que possam contribuir com um mundo melhor.
Dessa forma, sabendo que nossa Escola é composta por um grande número de alunos afro descendentes, onde o preconceito e a descriminação ainda vigoram é que nasceu o Projeto “Aprendizagem Itinerante com enfoque na Cultura Afro-brasileira”, tendo como objetivo abordar a cultura afro-descendente através de atividades e ações que busquem a construção positiva da identidade étnico-racial dos participantes, o aumento da sua auto-estima e o exercício da cidadania.
Este projeto foi dividido em quatro etapas: a primeira foi a quermesse junina com culinária afro-brasileira; a segunda etapa , nos dias 11 e 12 de agosto, ocorreu a II Feira de Saúde - Saúde com Cultura – com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Planalto; e a terceira etapa será a culminância do Projeto com a gincana cultural, no dia 20 de novembro (dia da consciência negra).