Projetos

 Projeto O Sentido da Vida


'O Sentido da Vida é saber se o possivel e concreto, que se deve fazer sobre questionamento sobre a natureza da vida, sua finalidade ou não, em particular para cada pessoa. Ela demarca então a "interpretação do relacionamento entre o ser humano e seu mundo" (P. Tiedemann).

O projeto surgiu na Escola Municipal Senador Antônio Carlos Magalhães devido às mudanças comportamentais dos jovens no contexto social atual e o que eles apresentam em assuntos relacionados à sexualidade e drogas, bem como uma reflexão sobre o momento em que estamos vivendo, tempo este que se torna confuso a perspectiva para o futuro.

Vive-se hoje um período de mudança de época em que a teologia rainha das ciências perde espaço para a ciência da atualidade a física, em outras palavras o que no período medieval se baseava na fé, na contemplação das verdades reveladas, hoje a modernidade busca a compreensão e transformação mecânica deste mundo prevalecendo assim à razão. Desta maneira surge então a seguinte indagação: “Qual a característica da modernidade”. A luz de René, Decartes e a física de Newton permanecem claro que a razão é capaz de decifrar os enigmas do conhecimento criando assim uma ciência da desencantação, decomposição e fragmentação a qual nenhum indivíduo escapa.

É sabido que as várias mudanças na contemporaneidade afetam as quatro grandes instituições na qual a sociedade é formada, família, igreja, escola e Estado. Nesse contexto a gestão e docentes desta Unidade de Ensino preocupados convivência dos alunos dentro e fora da escola, pois uma das mais tristes conseqüências da modernidade ocidental é sem duvida, o desencantamento do mundo. O afastamento dos seres humanos da natureza, a destruição dos mitos mais significativos da cultura, a perda do sentimento do pertencimento, a ansiedade pelo consumo, a visão materialista e razão enlouquecida: o empobrecimento dos laços afetivos corrompidos pelo individualismo: a mercantilização da arte; a derrota da ética pelo pragmatismo irresponsável e a perda das utopias- revelam o atual momento deste mundo desencantado. Um sentido para a vida nos leva a repensar sobre esse processo caótico interposto pela modernidade e a necessidade de se reacender a subjetividade humana e seus valores.

Projeto Itinerante com Enfoque na Cultura Afro Brasileira





A Escola ACM busca sempre com os projetos a valorização do ser humano, a ampliação do seu nível intelectual através da produção do conhecimento significativo para formar cidadãos responsáveis, cooperativos, criativos, conscientes e comprometidos com ações que possam contribuir com um mundo melhor.

Dessa forma, sabendo que nossa Escola é composta por um grande número de alunos afro descendentes, onde o preconceito e a descriminação ainda vigoram é que nasceu o Projeto “Aprendizagem Itinerante com enfoque na Cultura Afro-brasileira”, tendo como objetivo abordar a cultura afro-descendente através de atividades e ações que busquem a construção positiva da identidade étnico-racial dos participantes, o aumento da sua auto-estima e o exercício da cidadania.
Este projeto foi dividido em quatro etapas: a primeira foi a quermesse junina com culinária afro-brasileira; a segunda etapa , nos dias 11 e 12 de agosto, ocorreu a II Feira de Saúde - Saúde com Cultura – com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Planalto; e a terceira etapa será a culminância do Projeto com a gincana cultural, no dia 20 de novembro (dia da consciência negra).

 

Gincana Brasil Mostra Tua Cara - 2008


Nós brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo”. um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continua-nos nos fazendo. Essa massa de motivos viveu por séculos sem consciência de si... Assim foi atése definir como uma nova identidade étnico-nacional, a de brasileiros...”

Darcy Ribeiro em O Povo Brasileiro


Sendo o Brasil um país com dimensões continentais e que uma vez colonizado sofreu influências das mais diversas culturas de boa parte do mundo, cada área brasileira está correlacionada com as experiências sociais, culturais e históricas particulares, diferenciadas.

É sabido que, apresentando heterogeneidade notável, o Brasil desconhece a si mesmo. Na relação do País consigo mesmo, é comum prevalecerem vários esteótipos, tanto regionais como em relação a grupos étnicos, sociais e culturais.

Quando entendermos as diferenças entre os grupos como questões culturais, passamos a compreendê-los de forma ampla e menos preconceituosa o que enriquece as relações humanas.
As ações do grupo sempre têm um sentido quando historicamente contextualizados. Ao adotarmos uma postura de relativista significa, por exemplo, que em nossa sala de aula, aceitamos que nossos alunos não são iguais e que não há problema algum com isso. Pelo contrário, a diversidade contribui para ampliar nossa rede de conhecimentos, nossas aprendizagens.

Afinal, a partir de concepção de outras culturas, podemos ampliar nossa visão enquanto membros de um grupo social;

As razões da realidade social onde estamos inseridos como ela é mantida; bem como as possibilidades de transforma-la. Nesse sentido torna-se necessário fomentar o repúdio às práticas de violência, desrespeito, descriminação e desprezo pelos demais, bem como pela própria nação brasileira.

O Grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza apresentada por essa diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular de grupos que compõem a sociedade.

O tema da nossa oitava gincana Estudantil: Brasil mostra tua cara! Oferecerá aos alunos oportunidades de conhecimento, busca a reflexão acerca da formação étnica do povo brasileiro, as influências sofridas, as culturas diversas, os aspectos positivos e negativos da nação, bem como o respeito à esta gama de diversidade e respeito mútuo, partindo do pressuposto de que a escola deve ter como tarefa a formação da cidadania e esta ganha seu sentido pleno num contexto democrático e que a educação que se oferece nas escolas deve, de fato, capacitar os indivíduos para atuação crítica e construtiva.
Justificativa
A educação tem um papel fundamental na formação de um cidadão, pois ela é um dos fatores primordiais para garantir ao indivíduo as condições apropriadas de se viver dignamente, e é na escola que ele acredita encontrar e descobrir o mundo em que vai viver. Diante disso, o compromisso firmado pela escola deve ser de formar cidadãos capazes de atuar com a autonomia e responsabilidade no meio social em que está inserido.

Embora divida a tarefa de estudar com outros núcleos sociais, como a família, as comunidades e os meios de comunicação, a escola ainda é o principal foco de organização, sistematização e transmissão do conhecimento, e é o educador e o educando, os principais agentes nesse processo. “A escola não tem razão de ser em si mesma. Ela é fruto do meio, assim como o meio é conseqüência dela.” (TAKAZAKI). 2002, p.04

A relação entre em educação, escola e sociedade é alvo de transformações contínuas, que influenciam os modelos vigentes. Desenvolvimento da escola quando estreita relação com o desenvolvimento da sociedade e vice-versa. É através do conhecimento, do domínio da ciência e do desenvolvimento tecnológico que o homem adquire meios para compreender e transformar a realidade material e a sociedade em que, vive tornando-se apto a exercer sua cidadania. Assim, mais do que nunca, a escola assume um papel político, de caráter democratizador e transformador, pois é o local onde se adquire, se transmite se reproduz conhecimentos e se realiza experiências.
A conferência mundial sobre Educação para todos, realizada em Jomtien, Tailândia, em março de 1990, definiu a satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, como sendo oacesso aos conteúdos da educação (conhecimentos, valores atitudes e habilidades) e aos instrumentos da educação: expressão oral, escrita, leitura, cálculos e resolução de problemas.

Em conformidade com uma proposta que conceba a educação como um meio de formar cidadãos conscientes, responsáveis e capazes de assumirem posições criticas, ancorada em atividades lúdicas, diferenciadas e instigantes, a oitava gincana da Escola Municipal Senador Antonio Carlos Magalhães oferecerá aos alunos uma prática que desperte o gosto pelo saber e estimule a busca por uma forma de ensino que motive aos alunos a manifestarem suas habilidades na escola.

O tema: Brasil mostra a tua cara, elege a cidadania como eixo vertebrador da educação escolar e isso implica em colocar-se explicitamente contra valores e práticas sociais que desrespeitem àqueles princípios, comprometendo-se com as perspectivas e decisões que os favoreçam. Isso refere-se a valores, mas também a conhecimentos que permitam desenvolver as capacidades necessárias para a participação social efetiva.
A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos alunos buscando em tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas Convencionais. Com isso o currículo ganha flexibilidade e abertura, uma vez os temas podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferentes realidades locais e regionais e que novos temas sempre podem ser incluídos.

Partindo desses pressupostos esse tema também fomentará o orgulho de ser brasileiro bem como os sentimentos de amor e respeito e o espírito de cooperação para com a nossa nação, através da exploração e reflexão dos temas pertinentes a cada área do conhecimento, em caráter interdisciplinar e contextualizado.

A finalidade da educação, nesse contexto, é principalmente a formação do caráter e não simplesmente o conhecimento livresco, entendendo como caráter as virtudes potenciais agregadas ao indivíduo. Essa abordagem auxiliará o educador a lidar com os educandos, possibilitando-os compreender que seus comportamentos, seus atos, seu modo de visão são fios da teia da vida e que a harmonia e a desarmonia de qualquer um desses elementos terá reflexos na totalidade.




















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